Henrique Avancini é campeão mundial de ciclismo mountain bike maratona

O brasileiro Henrique Avancini conquistou, neste domingo, a medalha de ouro na prova de ciclismo mountain bike maratona do Campeonato Mundial da modalidade, que está sendo disputado em Glasgow, na Escócia. Ele completou o percurso de 96,5km em 4h14min42, 28 segundos na frente do tcheco Martin Stosek, que ficou com a prata. O alemão Lukas Baum levou a medalha de bronze.

É a segunda vez que Henrique conquista o título, foi medalhista de ouro em 2018, em Auronzo di Cadore, na Itália. Henrique também tem uma medalha de prata no Mundial de 2021 na categoria Short Track, a menor das distâncias da modalidade.

- É um momento magnífico, especial para mim. Embora seja a segunda vez que conquisto o título, foi especial por todas as circunstâncias, começar um projeto novo, ter me colocado numa situação bastante desafiadora, ter superado uma temporada que me trouxe muitos desafios, muitos momentos difíceis. Minha gratidão hoje por conseguir competir bem - disse Avancini.

A prova que é disputada nas Olimpíadas no ciclismo mountain bike é o cross country, que ainda não foi realizada no Mundial deste ano, e Henrique está inscrito. A prova de maratona, vencida por Henrique neste domingo, não tem nas Olimpíadas.
Glasgow, na Escócia, recebe, desde o dia 3, o Campeonato Mundial de ciclismo, reunindo todas as disciplinas do esporte de bicicleta. É a primeira vez que modalidades como ciclismo estrada, ciclismo pista, ciclismo mountain bike e ciclismo BMX disputam o Mundial no mesmo local e nas mesmas datas. É o maior evento da história do ciclismo.